domingo, 19 de maio de 2013

Eu li: Espíritos de gelo


Espíritos de gelo é mais um livro do Raphael Draccon que eu li nesse mês. Mas se você está achando que envolve algum tipo de fantasia, está muito enganado(a). Espíritos de gelo foi lançado primeiro em Portugal, para uma série de livros que foram escritos inspirados nos contos urbanos de lá. Cada um por um autor diferente.

O livro é bem fino, a fonte da letra é bem maior do que o normal  e as folhas são amareladas, - tudo o que precisamos pra ter uma leitura bem fluída - além de claro, da escrita do autor. Que por sinal não mudou nada se comparado aos livros da trilogia Dragões de Éter. Outra coisa que também me fez lembrar bastante dos livros da trilogia, foram os capítulos alternados. Em Dragões de Éter - como eu já citei na resenha de Corações de Neve - os capítulos são alternados entre os personagens protagonistas. Já nesse, o autor manteve o mesmo formato, porem alternando entre passado e presente.

O livro conta a história de um cara - cujo não possui um nome, mas não sei por qual motivo eu acho que seu nome é William, em fim - que acorda em uma banheira cheia de gelo e sem um rim. Durante toda a narrativa acompanhamos a difícil missão que lhe é dada. Ele precisa lembrar de algo que esqueceu por ter passado por um trauma muito grande. E para se lembrar dessa tal coisa ele é terrivelmente torturado por seus agressores. Um cara com uma camisa do Black Sabbath e por outros dois caras vestidos com roupas de sadomasoquistas. Toda a história se passa em apenas algumas horas, e a todo momento deparamos com  os flashbacks vividos pelo protagonista.

Eu particularmente gostei bastante do livro, mas não tanto quanto eu gostei dos de Dragões de Éter, o que não é muito comum de se ver nas resenhas por aí. - pelo menos nas que eu vi as pessoas gostaram muito mais desse do que dos da trilogia - Não tenho culpa se gosto de fadas, elfos, gigantes...Hehe.

O protagonista faz muitas referências a muitas coisas. O que me fez rir em algumas partes, mas também achei meio irritante em outras. A história não é nada previsível, e eu realmente não esperava o final que teve. Mas não me causou muito impacto. Por isso dei quatro estrelas. Fora esses pequenos detalhes o livro é ótimo.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário