domingo, 26 de julho de 2015

Livre Mente (Isabela Xavier)

 
Hey pessoas! Hoje é dia de resenha! Coisa que não acontece a muito tempo por aqui. O post de hoje é pra falar sobre o primeiro livro da autora parceira do blog, Isabela Xavier.
 
Livre Mente é uma coletânea de poemas sobre sentimentos/amor/coração partido. A autora me presenteou com o e-book, e aqui estou para contar o que achei da leitura.
 
Os poemas são lindos, alguns mais curtos que outros, mas cada um com sua carga de sentimentos. A leitura é bem rapidinha, e a escrita da autora é bem gostosa e profunda. Eu nunca tinha lido uma coletânea de poesias antes, e acredito que comecei muito bem. É um pouco complicado dizer se esse livro vai ser bom para uma pessoa quanto foi para outra, afinal, é algo que fala diferente com cada um, cada pessoa tem sua interpretação. Mas o que acredito é que é impossível você não ser tocado nem que seja por uma dessas 79 poesias. Eu realmente gostaria de ter me identificado com mais, mas as quatro/cinco que me tocaram, foram muito profundas pra mim, e confesso que até chorei lendo-as.
 
É como a própria Isabela diz na sinopse do livro. "...Eu gosto de poesia. Porque é impossível não gostar, quando a poesia lê você."
 
As duas que mais gostei foram Ao Luar e Sutilezas.
 
E quando a lua desceu ao mar
Esplêndida em luz e única em beleza
Foi inevitável me deter para admirar
Logo senti esvair-se a tristeza
 
Como se houvesse mágica no ar
A angústia foi levada pelo vento
A solidão foi-se embora ao luar
A noite carregou o desalento
 
Permaneci imóvel, olhando fixamente
Temendo que o momento se acabasse
Que a paz sumisse de repente
E a felicidade de dentro escapasse
 
Caminhei, lentamente me afastando dali
Gotas de chuva começaram um festim
E sorri, percebendo a dádiva que recebi:
A paz tão desejada viera de dentro de mim
 
                                                                                                                     
 
É quando me calo
Que quero gritar alguma coisa
E quando perguntas, se não respondo,
Presta atenção nas sutilezas
 
Porque para quem entende
Meu caráter por demais subjetivo
Um gesto é muita coisa
 
Um suspiro é uma sentença
E um olhar, a explicação
 
E, se me silencio, busca ali
As extensas respostas
Que não quero pronunciar
Mas te mostro
Sutilmente
 
Se eu tivesse que me definir com base nessa coletânea, com certeza essas duas seriam as principais. Um fato engraçado é que a todo momento durante a leitura eu super imaginava partes do livro como trechos de músicas da Pitty. Sei lá, acho que combinariam demais cantadas por ela. Aí sim eu ia chorar rios. Haha
 
Bom, leitura rápida e de qualidade. Quatro estrelas, só por não ter mais poesias que me tocassem como as quatro ou cinco, não lembro direito, que me tocaram.
 
AQUI vocês podem ler sobre a autora e saber tudinho sobre como e onde comprar o livro.
 
E até o próximo post! ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário