segunda-feira, 29 de julho de 2013

Morte Súbita (J.K.Rowling)

 

Morte Súbita foi escrito por J.K.Rowling e lançado aqui no Brasil em 2012 pela editora Nova Fronteira.

Eu não sei como explicar muito bem o gênero do livro. Digamos que basicamente se trata de política. Provavelmente, agora você deve estar pensando que o livro é um saco, mas não é bem assim. Eu também não curto política, imagina ler sobre. Mas, Morte Súbita foi escrito por J.K.Rowling, o que torna o livro maravilhoso. :) Brincadeiras à parte, no livro vamos acompanhar o cotidiano da vida de VÁRIAS pessoas, após a morte de Barry Fairbrother, um conselheiro da cidade. Mas ele não é um simples conselheiro da cidade. Ele é a pessoa mais importante da trama. 

Barry Fairbrother é um personagem ausente, que movimenta toda a história, exatamente por estar morto. Todas as famílias envolvidas na narrativa, são de alguma forma envolvidas com Barry, que não trás consequências apenas para a comunidade de Pagford, uma cidadezinha fictícia na Inglaterra, como também pra cada um desses personagens.

Além de toda a política local o livro aborda temas delicados como sexo, drogas, automutilação, homossexualidade, estupro, pedofilia, dentre outros. Muitas pessoas consideraram a narrativa de J.K.Rowling em Morte Súbita muito pesada e com o uso excessivo de palavrões. Eu achei totalmente o contrário, realmente é uma história adulta e pesada, porém o uso das palavras chulas foi necessário para a realidade dos personagens. E o que mais me deixa sensibilizado com isso tudo não é a narrativa repleta de cenas pesadas, mas sim o fato de que tudo o que é abordado no livro é o que realmente vem acontecendo cada dia com mais frequência.

O que eu mais gostei de toda essa história, foi que quando todos pensavam que J.K. estava curtindo seus milhões durante todos esses anos, na verdade elaborava uma história incrível como essa. Assim quebrando vários preconceitos de pessoas que achavam que todo o BOOM! dos seus outros livros era simplesmente marketing. E que hoje conseguem ver a renomada escritora que ela é.

Até mais ou menos a metade do livro, a leitura é um pouco complicada. São muitos personagens apresentados, e muitos nomes a ser decorado, sem falar que alguns ainda possuem apelidos, o que realmente dava uma dificultada na leitura. Mas depois você se acostuma ao ritmo da história. O livro é relativamente grande,  tem mais de 500 páginas, mas isso não é problema. Depois de um certo ponto a leitura flui muito bem.

2 comentários:

  1. Estou lendo esse livro e tenho gostado muito! Realmente, são muitos personagens e o começo é meio enrolado para você criar todas as conexões entre eles. Vamos ver o que espera mais ao final! Espero me surpreender! Beijos

    https://www.revirandotudo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que te surpreenda, como me surpreendeu. Tomara que goste. E depois volta aqui pra comentar o que achou, ok? Haha

      Excluir