sábado, 27 de abril de 2013

Eu Li: Cidade das Cinzas















ATENÇÃO: Essa resenha contêm spoilers de Cidade dos Ossos.


O livro continua tão lindo quanto o primeiro. As capas da série Os Instrumentos Mortais são umas das mais bonitas da minha estante. As folhas amarelas e a fonte das letras ainda continuam iguais ao de Cidade dos Ossos. Ou seja, tudo perfeito.

A história começa exatamente do ponto em que Cidade dos Ossos parou. Acho que foi o primeiro livro que eu li que tem uma continuação assim. Eu achei bem legal, e o melhor é que a autora não precisou cortar a história do primeiro para dar continuidade do mesmo ponto no segundo livro.

Após a grande descoberta no fim do primeiro livro da série, Clary e Jace passam o segundo livro tentando lidar com a idéia de que são irmãos, e filhos de Valentim. Mas o que eu mais gosto na escrita da Cassandra Clare é que ela sabe dar ênfase à situação sem ter que ficar totalmente focada naquilo. 

Nesse livro Jace começa a despertar algumas desconfianças em Maryse Lightwood, mãe de Alec, Isabelle e Max. Que acha que ele pode ser o espião de seu pai implantado no Instituto. E com a ajuda de Imogen Herondale, a Inquisidora, que aproveita de seu poder para descarregar toda sua raiva de algo que ocorreu no passado nele. Jace passa a ser vigiado pela Lei. 

Os personagens são muito bem construídos. E um dos que possuem bastante visibilidade nesse segundo livro é o Simon, que inclusive é o meu personagem preferido da série. O que gostei bastante. Mas também quase morri com certos acontecimentos na história. Outra coisa muito boa que ocorreu foi o crescimento dos personagens da Clary e até mesmo do Jace como caçadores de sombras.

É um pouco difícil falar de Cidade das Cinzas sem dar algum spoiler, porque praticamente tudo o que acontece nesse livro seria spoiler se eu contasse. E também porque eu não gosto muito de ficar contando o que acontece. Pra não estragar as surpresas.

Até o momento ele é o melhor da série. Pois, apesar de no primeiro ter mais ação, nesse a ação fica mais pro final. Mas o que move a história mesmo é toda a tensão da situação. Tanto entre Clary e Jace quanto entre todos os outros personagens envolvidos na história. Eu dei quatro estrelas no Skoob, uma a mais do que eu dei pra Cidade dos Ossos. Mas apenas porque algumas palavras e acentuações estavam apagadas. Eram bem pouquinhas, mas mesmo assim estavam apagadas. Se não fosse por esse pequeno descuido o livro ganharia cinco estrelas. Mas em fim... Livro super recomendado pra quem curte uma boa fantasia e bastante ação!


Nenhum comentário:

Postar um comentário